Todo brasileiro tem um quê de argentino

Brasileiro é engraçado. Quase sempre vota errado, avaliza a bandalheira política, têm seus direitos essenciais violentados e sorri. Faz piada da sua situação de otário e não se incomoda em repetir o erro na eleição seguinte. Brinca com coisa séria, mas quando perde no futebol se enfeza, vira bicho. A bem da verdade, o brasileiro, que tanto repudia a soberba argentina, alimenta em si uma empáfia velada. Definitivamente, não sabe perder, sobretudo na Copa do Mundo.
Toda eliminação do Brasil em Copa é a mesma coisa. A caça às bruxas começa antes mesmo de o jogo terminar, já durante as transmissões. Isso porque o brasileiro ainda não aprendeu que o esporte é feito de vitórias e derrotas, e que há sempre um adversário. Se vence, o mérito é seu; se perde, a culpa é sua. Como se estivesse sozinho em campo.
Não quero aqui fazer um discurso pró-Dunga. Nada disso. Acredito que o técnico carrancudo se despede da Seleção com alguns erros e muitos acertos. O Dunga poderia ter levado um elenco melhor, é claro, mas se eu escalar o meu time aqui, muita gente também vai discordar. Isso é normal e realmente não creio que esteja apenas numa convocação o motivo da queda do Brasil em 2010. A Seleção perdeu para uma equipe inferior porque futebol é futebol. Imprevisível, muitas vezes ilógico e humanamente injusto.
Há uma série de contradições até mesmo no discurso dos críticos que mostraram otimismo antes de Brasil e Holanda e, em míseros 45 minutos, mudaram radicalmente de opinião. A principal contradição soa como ironia: para vencer a Seleção Brasileira, a Laranja Mecânica utilizou, justamente, a tática condenada pela imprensa e pela torcida no Brasil. Segurou o jogo, apostou no erro do adversário, fez do gol ‘uma consequência’, como diria o Parreira. Tapa na cara da crítica especializada.
Os erros do Brasil também são mais do que irônicos. Júlio César, o melhor goleiro do mundo, perdeu o tempo da bola no primeiro gol – provavelmente não cometerá a mesma falha nos próximos quatro anos –; a melhor defesa do planeta cochilou e um nanico cabeceou, sem precisar pular, para fazer o segundo gol holandês. Injusto, não é? Coisas do futebol, este esporte que muitas vezes se alimenta da ingratidão, da injustiça.
O futebol-arte argentino, tão cobrado no Brasil de Ganso e Neymar, sucumbiu diante da eficiente Alemanha; já Gana se despediu da Copa nas mãos do atacante uruguaio Suarez, que deu uma de goleiro e tirou a bola em cima da linha do gol. Detalhe: no último minuto do segundo tempo da prorrogação. O Uruguai passou às semifinais só porque transgrediu as regras do jogo e o Suarez, é claro, virou herói por trapacear. Já o africano Asamoah Gyan, que já havia marcado dois tentos de pênalti na Copa, acertou o travessão e desperdiçou a grande chance da história de Gana. Se despediu como artilheiro, mas se estivesse no Brasil teria virado o vilão da história. Assim como o gênio Zico já foi vilão uma vez.
Isso porque brasileiro não está pronto para digerir a derrota, as justiças e injustiças do futebol, este esporte fascinantemente imprevisível. Se ganha, ótimo. Se perde, prefere enxergar o próprio demérito a aceitar o mérito adversário. Dunga tem a sua parcela de culpa? Tem. Felipe Melo, idem – da mesma forma que também tem ‘culpa’ pelo passe magistral do gol de Robinho contra a Holanda. Mas nada disso foi determinante para o resultado. O Brasil perdeu simplesmente porque futebol é futebol, mas o brasileiro não aceita. Em suma, é na derrota que todo brasileiro vira argentino.

Comentários

joão áquila disse…
Sí, estoy de acuerdo en el número, género y grado. Y puedo decir que me advirtió de que los Países Bajos no es una tontería. Pero yo no soy argentino, es una traducción de google
Marcela disse…
O Brasil perdeu por uma serie de erros, concordo q alguns brasileiros ficam procurando culpados pra tentar aliviar a dor...e pra mim o melhor foi ver a Argentina levar 4 e melhor ainda foi ver a arrogancia de maradona cair no chao.
Unknown disse…
Alvinho, adorei seu texto.vc esta certissimo!!beijos
Anônimo disse…
Assino embaixo.
E sonho para que um dia esse grau de mobilização que a Copa gera seja comum com eventos tão importantes quanto este.
Vivianne Paixão disse…
Brasileiro fica procurando culpados para tudo, ao invés de parabenizar a seleção pelo desempenho. Os argentinos perderam de 4x0 (adorei esse placar!), voltaram para casa e foram recebidos com uma grande festa pela população.

Ótimo texto, como sempre!rsrsrs

Tiamo,
Vivi
Anderson Ribeiro disse…
É verdade que brasileiro se preocupa mais com eventos esportivos realizados de 4 em 4 anos que eventos políticos também realizados no mesmo intervalo de tempo. Esse último, não nos deixa esquecer até o próximo porque mexe, de verdade, no nosso dia-a-dia. É mesmo engraçado que esquecemos dos políticos que nos engana e sempre, sem excessão, mas não esquecemos de como foi o gol e quem foi o algoz da seleção numa copa do mundo. Faça uma enquete pra você ver! Também sem querer amenizar a situação do Dunga, o Brasil sob seu comando venceu quase tudo. Campeão das Américas, 1º das eliminatórias, campeão da Copa das Confederações. Faltou a Copa. O principal? o que não deveria perder? bem, se perdesse em qualquer um dos torneios acima, ele já seria enxotado pelo povo brasileiro feito cão sarnento ou algo pior.

Postagens mais visitadas deste blog

O mãozinha de pilão

A síndrome do chifrudo imaginário

Quero ser médico do Detran!