O governador tuiteiro

Sábio o governador Marcelo Déda. Candidato à reeleição em Sergipe, aproveita o período de campanha para marcar presença forte no twitter. Astuto que só ele, pouco fala sobre política e muito menos se indispõe com oposicionistas. Ao contrário do que faz a maioria dos parlamentares ou postulantes, Déda aproveita a mais badalada ferramenta das redes sociais para expressar sentimentos, sensações, desejos comuns aos cidadãos mais simples. Aproxima-se ainda mais de eleitores de carteirinha e cativa novos eleitores.

“Ontem resolvi matar a saudade da pipoca de S. Dias durante a procissão. Fui com tanto gosto que quebrei o dente e tô rindo de banda...Rsrsrs”; “À tarde irei pedir socorro ao Dr. Déda, meu primo e dentista dos bons! O problema é que ele me sacaneia e fica testando meu medo do motor...”; “Bom vou, almoçar. O pessoal aqui de casa tá reclamando que eu tiro o horário do almoço pra tuitar e a comida esfria! Até logo!”.

Este é o tom das mensagens de Marcelo Déda, ou melhor, de @MarceloDeda. Sem agressões gratuitas, sem baixaria, sem acidez. Quando ironizado ou criticado de forma insultuosa, não responde; quando recebe um questionamento mais sereno, responde no mesmo tom. Aparentemente, o Déda tuiteiro quer mesmo é falar sobre futebol e outras amenidades, divulgar belos registros fotográficos de suas viagens ao interior e por aí vai. No twitter ele é sempre o torcedor, o amigo, o pai, o marido, o colega. Mas sem perder a política jamais.

Vez por outra, posta mensagens como “Nossa coligação está nas ruas em atos, caminhadas, carreatas, visitas ao interior e aos bairros da capital. Sempre que der virei aqui” ou respostas como “Continuar as parcerias, na área da Habitação, Infraestrutura, saúde, etc... Estamos fazendo a rodovia para Gal.Maynard”. Sempre antenado, Déda mostra no twitter que é de fato um showman. Tem em 140 caracteres o mesmo jogo de cintura dos seus discursos de improviso mas contundentes, bem articulados e com raros erros de português.

Assim como Luís Inácio Lula da Silva, Marcelo Déda aprendeu que é preciso ser light para cair nas graças do povo. Sem contar que está no poder e estrategicamente não lhe é interessante bater boca com a oposição. Enquanto isso, outros políticos e cabos eleitorais tuitam em desespero, atirando para tudo quanto é lado, sem perceber que estão sendo deseducados, vazios, irritantes, inconvenientes, chatos pra cacete!

Comentários

Rodrigo Rocha disse…
Se você tivesse a oportunidade de tomar aulas de comunicação com ele como eu já tomei por causa dos anos em que trabalhamos juntos, saberia exatamente o quanto Déda domina essa arte. Posso assegurar: domina MUITO!
tatiana hora disse…
eu acho que ele ainda vira presidente!
nunca vi mais esperto!
Unknown disse…
Álvaro, gostei da sua percepção. Costumo dizer que quando Déda recebe uma informação ele a digere de tal forma, e a utiliza com tanta propriedade, que parece fácil impressionar. É como se ele sempre estivesse a par de tudo. E com o Twitter não seria diferente. Além de aprender as 'regras' das redes sociais mais rápido que um adolescente, ele até as reinventa, assim como faz na política e na administração pública, buscando esse novo, essa mudança cotidiana. Por isso que por mais ou menos que ele agrade, ele tem o respeito e a admiração de todos. 'Sigamo-lo' então.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Gostei! É isso, mesmo!!!
Também aposto todas as fichas que ele chega a presidente da república!
Milton Junior disse…
Político, articulista e conservador... Assim podemos definir um pouco do perfil do nosso governador. Sabemos que essas atitudes podem parecer uma especie de hipocrisia por parte do nosso governante, mas é so parar e perceber, antes mesmo de se candidatar a deputado federal pude conhecer um político que tem a cara e o jeito do nosso povo... Um político que interage e conversa com seu povo "Sem medo de ser feliz"! Marcelo Déda era e é o governador que Sergipe merece por ser simples, amigueiro e acima de tudo, TRABALHADOR!!! Como ninguem é perfeito, é flamenguista, mas tudo bem meu amigo!
Cristina Almeida disse…
Que Déda é brilhante, isso é lugar comum. O que quero comentar aqui é a sua excelente abordagem de um cotidiano que às vezes nos escapa. Vc fala de forma contundente. Seus argumentos são convincentes. O texto é no capricho. Os detalhes da informação contida são muito bem trabalhados. Muito bom, Álvaro. Sensibilidade, atenção e estilo. Não sabia q vc escrevia tão bem. E acredite: isso ainda é raro!

Postagens mais visitadas deste blog

O mãozinha de pilão

A síndrome do chifrudo imaginário

Quero ser médico do Detran!