Brasil, país da sindicância (e da "cinicância"!)



Atenção "representante do povo"!
Descobriram aquele ‘desviozinho’ de milhões do erário público que, sabe-se lá como, foram utilizados para financiar a sua campanha eleitoral???
Vidas ceifadas por falta de estrutura nos hospitais públicos que o senhor administra acabaram inconvenientemente ilustrando as primeiras páginas dos jornais???
Algum engraçadinho resolveu dizer a um repórter FDP que os detentos do presídio que o senhor administra recebem até pizza na cadeia???
Um desastrezinho aéreo mata mais de duas centenas de pessoas depois de o senhor investir pesado na ornamentação do aeroporto e ‘se esquecer’ de gastar bem menos pra reformar aquela pista de pouso onde outros aviões já haviam derrapado e vidas já tinham sido postas à prova???
Os descalabros da sua tragicômica gestão pública vieram à tona e a imprensa causou aquele furdunço que pode lhe arrancar votos nas próximas eleições???
SEUS PROBLEMAS ACABARAM! CHEGOU A SUPER-ULTRA-HIPER-MEGA SINDICÂNCIA!
Somente com a sindicância você consegue fingir tomar providências, tirar a imprensa chata do seu pé e ainda fazer o povo esquecer aquela improbidade ou aquela tragédia causada só porque você simplesmente sobrepôs a permanência da sua sigla partidária no poder ao bem-estar daqueles que elegeram a sua trupe! E a sindicância já tem efeito comprovado em todo o Brasil!

Em Sergipe, a morte de 12 bebês em menos de 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Hildete Falcão gerou uma indignação de proporções nacionais. Em reunião ontem com o Ministério Público, a presidente da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar, Magali Soares, apontou, dentre os principais problemas, a superlotação da UTIN – que dispõe de 15 leitos, mas chega a ‘abrigar’ 25 neonatos. Em meio à possibilidade de surto de infecção hospitalar, a médica ressaltou ainda a falta de materiais de limpeza, como sabão líquido e papel toalha.

De bate-pronto, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, prometeu abrir uma sindicância para avaliar todos os erros encontrados em sua gestão (fico a imaginar o árduo trabalho dos inquisitores: “Cadê o sabão líquido? E o papel? NÃO COMPRARAM? E cadê o dinheiro? E por que ninguém informou isso à direção da maternidade, e nem ao secretário? Queriam o quê? Que eles, de seus gabinetes, percebessem que falta sabão e papel aqui?”).
É, assim, fica difícil... Quem nesse mundo imaginaria que faltavam papel toalha e sabão na Hildete Falcão? Superlotação da UTIN então... os prematuros são tão pequenos.. Impossível contar, pô!!!!

Mas o fato é que a sindicância será instaurada, provavelmente não dará em nada (não me recordo do dia em que uma sindicância resolveu alguma coisa), a imprensa imediatista voltará os olhos para outras tantas denúncias e a vida continuará – talvez não para boa parte dos internos da UTIN da Hildete Falcão...

Uma pergunta: e se os 12 recém-nascidos não tivessem morrido, haveria a tal sindicância???
A SINDICÂNCIA PELO BRASIL (notícias de outros Estados. Só pra contextualizar)

“A Prefeitura de Cotia, na Grande São Paulo, abriu sindicância nesta sexta-feira (24) para apurar como uma boliviana de 28 anos - sem registro de médica - atendia pacientes havia um mês em um pronto-socorro da cidade. Ela foi contratada pela prefeitura, que não conferiu o registro”. G1 – Portal de Notícias da Globo

“O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues determinou nesta sexta-feira (31) a abertura de uma sindicância para apurar eventuais irregularidades em licenciamentos ambientais para corte de madeira. O resultado da sindicância será apresentado em 15 dias úteis”. Agência Estadual de Notícias do Paraná

“A Secretaria da Justiça, por meio da Direção Regional do Entorno de Brasília, abriu sindicância para investigar a morte do detento Fernando Homero da Silva, de 24 anos, na madrugada de ontem, 24, na Cadeia Pública de Santo Antônio do Descoberto. O preso, condenado por porte ilegal de arma, foi espancado pelos colegas de cela e morreu no Hospital Regional do Gama, em Brasília”. Goiás Agora

“A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) já instaurou o processo de sindicância e definiu os integrantes da comissão que vai apurar possíveis falhas da equipe de segurança do Presídio de Salvador na fuga de presos ocorrida ontem (26). A portaria relativa à comissão de sindicância, emitida pela SJCDH, será publicada no Diário Oficial de amanhã (28)”. AGECOM – Notícias do Governo da Bahia

“O governo do Estado de Minas Gerais instaurou sindicância e inquérito policial para apurar as circunstâncias em que ocorreu uma briga entre presos na cadeia de Ponte Nova, na madrugada desta quinta-feira. Um incêndio causado durante o conflito deixou 25 presos carbonizados. A entradas de armas na unidade também será apurada, já que alguns dos detentos mortos foram baleados”. Folha Online

*Nota do autor: esse artigo não pretende ser instrumento de esquerda ou direita – sabe-se lá se ainda existe essa distinção na política nacional. A idéia aqui é tão somente mostrar como crimes bárbaros contra a vida e a dignidade do brasileiro são cometidos diariamente, e, de sindicância em sindicância, os culpados vão ficando impunes e, pior, reelegendo-se.

Comentários

Anônimo disse…
Dizem que a voz do povo é a voz de Deus, mas o povo escolhe seu representante através de votos... Hm... seriam os políticos, então, o próprio Deus? Ou, pelo menos, parte Dele?

Vou abrir uma sindicância para obter meu direito de não fazer parte do povo pq não quero falar por Deus!

E tenho dito!
analise ia disse…
Sindicância, isso me lembra uma certa comida Italiana!
Thiago Barbosa disse…
Dá-lhe sindicância, se tem duas coisas que eu nunca vi dar resultados são sindicância e CPI, dizem que a CPI do mensalão vai punir alguém, prefiro esperar!!! Abraços e me desculpe pelo infeliSmente, foi pura falta de atenção!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

O mãozinha de pilão

A síndrome do chifrudo imaginário

Quero ser médico do Detran!