Eis aqui a grande invenção da internet! A inimaginável fusão do boteco, ponto de discussões filosóficas e nascedouro das soluções para todos os problemas políticos, econômicos e sociais do mundo, com o hospício, furna da mais pura sinceridade, livre das convenções, amarras e obrigações sociais. Coerências ou devaneios, tudo vale. Tudo é possível. Portanto, seja bem-vindo! Entre, sente, tire a camisa de força e tome mais um gole, sem pressa para pedir a saideira.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Jornalista singular, jornalismo no plural


Esse cara aí da foto é Leandro Lopes, um jornalista grande e um grande jornalista, não necessariamente nessa ordem. Saiu da faculdade há cerca de dois anos, pouco mais ou pouco menos, e após breve passagem pela imprensa sergipana se mandou pra Belo Horizonte. Hoje é repórter cultural da Rede Minas.

Lembro bem da primeira manchete do Léo. Reportagem recheada, sobre a situação da segurança pública em Sergipe. Lembro também, e como não iria lembrar, do título que trazia “Deus salve os sergipanos” ou algo parecido. Uma dessas mudanças de edição que deixam qualquer repórter puto. O Leandro também ficou puto, é claro. E como ficou!

Ah, sim. Por que eu estou falando desse cara aqui no boteco? Bem, falar de Leandro Lopes é reverenciar o jornalismo em sua essência, e disso eu não me canso. É externar o orgulho de quem assiste, mesmo à distância, a erupção do espírito do repórter na cabeça e na alma de um garoto, onde há pouco fervilhavam as inseguranças de um foca. Sensibilidade, inteligência, sagacidade, curiosidade e inquietude fazem deste moleque um refúgio para o jornalismo inteligente brasileiro.

Puta que pariu, Léo, vai evoluir assim na casa do caraio!!! Nem depois de entrevistar Abujamra, Tom Zé, Zuenir Ventura e companhia você se aquieta, rapaz? E ainda me inventa um tal de Fiz + Sotaques, programa de jornalismo colaborativo exibido pela internet e inovador no país? Peste raçudo! Mais incansável do que você só mesmo o seu Bahia, que insiste em não sair da segundona (graças ao meu bom Deus)!
Bom, pelo menos agora eu sei porque partiu tão cedo. Sergipe era minúsculo para o seu talento e ainda mais para o jornalismo que se propõe a fazer, né?

NÃO ME APAREÇA MAIS AQUI!!!

6 comentários:

Dunya disse...

"Deus salve os sergipanos!" hahahaha
putz, o cara ter o maior trabalho de fazer uma reportagem bem apurada, aí depois vem um editor e faz isso, pelAmor de Deus né!
Interessante, a legislação que protege os repórteres fotográficos proíbe determinadas alterações que corrompem o trabalho do autor... por que não proteger também o jornalista? está certo que matérias têm mais é de ser editadas e tal, mas daí a fazer certas alterações que detonam a reportagem (do tipo colocar imagens toscas e titulos grotescos), e ainda publicar a matéria assinada, aí é de lascar!com a assinatura, o jornalista assume a autoria sobre uma coisa que ele DEFINITIVAMENTE não fez.

Anderson Ribeiro disse...

Sou amigo do Leandro desde a faculdade e fizemos trabalhos memoráveis juntos. Fico igualmente orgulhoso em vê-lo enorme e acompanhá-lo em sua evolução. É isso aí.

Débora disse...

quando você falou "Sensibilidade, inteligência, sagacidade, curiosidade e inquietude ", fiquei agradecida por dar ao seu amigo características tão minhas. Mas eu não me incomodo de emprestar meus adjetivos para os outros. Só assim eu não me sinto tão solitária, diante de tantos elogios.

heh.

Brother, o cara entrevistou Abujamra.. não precisa nem entrevistar o cara. No dia em que ele disser um "oi" pra mim, eu caio dura no chão.

:~

Léo disse...

Alvinho, talvez eu nunca tenha me sentido tão emocionado quanto ao ler esse texto agora. Não sei se mereço tanto, sinceramente. As lágrimas tomaram conta dos meus olhos! Muito obrigado, viu! Que surpresa, que surpresa...

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Lose Slow Downloads Using NZB Files You Can Quickly Search Movies, Console Games, MP3 Albums, Software & Download Them @ Accelerated Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casinos[/url] brake the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino bonus[/url] free no deposit hand-out at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]bay take note of casino
[/url].