SAI DA FRENTE!!!
Quem dirige a sessenta por hora em toda a extensão de Aracaju? Não sejamos hipócritas! Eu, sinceramente, prefiro frear em cima do radar e ainda atribuo o rótulo de besta ou desocupado a quem segue a risca a velocidade máxima permitida. Aliás, chego até a apostar que tem mais besta do que desocupado ao volante, subindo e descendo pela cidade.
Vou fundamentar, é claro. Pra início de conversa, uma estranha mania acomete alguns motoristas aracajuanos: eles adoram andar a passos de tartaruga pela pista da esquerda. Gente... Logo que tirei a minha habilitação, lá pelos idos de 1996, recebi a informação de que o correto é seguir pela direita, já que toda e qualquer ultrapassagem se faz obrigatoriamente pela esquerda. Será que a lei mudou? Duvido muito. Mas também, se não mudou, a essa altura do campeonato pouco importa. Os 'motorantas' de Aracaju – metamorfose não muito rara, resultante do cruzamento entre um motorista e uma anta – mudaram por conta própria mesmo. E o resultado dessa anomalia do trânsito é uma fila interminável de carros lentos pela esquerda, pela direita naturalmente, e alguns mais apressados ziguezagueando feito loucos para chegar ao destino certo, na hora certa. Muitos destes, como eu, precisando driblar as lesmas do asfalto para não perder o emprego.
E nem adianta sinalizar pedindo passagem, viu! Dar jogo de luz? Tem jeito não, meu fio, desista. Você gasta sua lanterna, o seu farol, a sua buzina, a sua paciência, e o motoranta segue ali, impassível. Você passa meia hora entre sinais e buzinadas e o cara muitas vezes nem vê, ou, quando vê, resmunga cheio de razão. Te chama de mal educado e, em alguns casos, até reduz a velocidade só de pirraça. Errada é a bíblia. Você, coitado, quando cai em si, percebe que está berrando sozinho, com as veias do pescoço estufadas, punhos quase roxos de socar o volante, xingando meio mundo, com a cabeça doendo de raiva, tirando fino em tudo quanto é carro na angústia para sair do lugar, prestes a jogar a pressão e a glicose nas alturas, etc. e tal. E o desgraçado sempre passeando à sua e frente, de boa. Ah, sim! E se te der uma caganeira em meio à procissão dos quatro rodas, pare no posto ou no matagal mais próximo. Dessa forma você evita maiores constrangimentos e não é obrigado a desembolsar uma boa lavagem de bancos, que hoje custa seus quinze, vinte reais ou mais.
Acho que se os motorantas fossem extintos, nós estaríamos meio livres da agonia. Isso mesmo. M-E-I-O L-I-V-R-E-S. Para alcançar a plena liberdade no trânsito de Aracaju e a paz espiritual, teríamos ainda de matar os condutores 'meio lá, meio cá', os indecisos e inseguros que fazem das faixas de circulação uma espécie de guia. Não andam pela direita, nem pela esquerda: andam exatamente pelo meio, como se seguissem a linha pontilhada no chão para não se perder. Será este estágio inicial da vida de um motoranta? Não sei. A minha única certeza é a de que a incidência deste tipo ou estágio de aberração é bem menor. Em compensação, o transtorno para quem tem pressa é infinitamente maior, afinal, com um carro metade na esquerda, metade na direita, só mesmo esperando uma terceira faixa, se houver, para fazer a tão sonhada ultrapassagem.
Por fim, a última grande praga do trânsito aracajuano: o daltonismo coletivo. Se o Código de Trânsito ainda é válido para todo o país, se não sofreu alterações, pelo menos, desde quando me tornei motorista, há quase treze anos, o sinal amarelo funciona como um aviso de “ATENÇÃO” e não de “PARE”. Ora, então porque açguns dos nossos condutores freiam justamente no amarelo? Só podem enxergar vermelho! A essa altura do texto você pode até estar achando graça. Parece brincadeira, né? Mas a coisa é séria. Já perdi as contas do número de acidentes que vi nessas circunstâncias. O sujeito, bom motorista até, vem tranqüilo, feliz, cantarolando a música do rádio, quando de repente o sinal amarela e o cara à sua frente, praticamente em cima da faixa, resolve brecar de vez: CRASH! PRAAAAAA!
Bem que o Detran poderia deixar um pouco de lado aquelas propagandas sem graça e de interpretação pífia sobre datas de licenciamento e se ater a um trabalho mais educativo, específico para os motorantas, os meio lá, meio cá e os daltônicos. Uma campanha mais contundente e provocativa, do tipo:
SUGESTÃO 1:
“QUER UM MONTE DE CARROS ATRÁS DE VOCÊ? MORRA!
CERTAMENTE ELES ESTARÃO NO CORTEJO DO SEU FUNERAL”;
SUGESTÃO 2:
“ANDE NA DIREITA OU NA ESQUERDA. MAS NÃO ANDE NA FAIXA.
PELO MENOS ATÉ PINTARMOS A FAIXA DOS IMBECIS (Ops! INDECISOS)”
SUGESTÃO 3:
NÃO CONFUNDA “ATENÇÃO” COM “ATRAÇÃO”
HÁ OUTRAS FORMAS DE ALGUÉM ENTRAR NO SEU FUNDO. NÃO PRECISA BRECAR NO AMARELO.
Vou fundamentar, é claro. Pra início de conversa, uma estranha mania acomete alguns motoristas aracajuanos: eles adoram andar a passos de tartaruga pela pista da esquerda. Gente... Logo que tirei a minha habilitação, lá pelos idos de 1996, recebi a informação de que o correto é seguir pela direita, já que toda e qualquer ultrapassagem se faz obrigatoriamente pela esquerda. Será que a lei mudou? Duvido muito. Mas também, se não mudou, a essa altura do campeonato pouco importa. Os 'motorantas' de Aracaju – metamorfose não muito rara, resultante do cruzamento entre um motorista e uma anta – mudaram por conta própria mesmo. E o resultado dessa anomalia do trânsito é uma fila interminável de carros lentos pela esquerda, pela direita naturalmente, e alguns mais apressados ziguezagueando feito loucos para chegar ao destino certo, na hora certa. Muitos destes, como eu, precisando driblar as lesmas do asfalto para não perder o emprego.
E nem adianta sinalizar pedindo passagem, viu! Dar jogo de luz? Tem jeito não, meu fio, desista. Você gasta sua lanterna, o seu farol, a sua buzina, a sua paciência, e o motoranta segue ali, impassível. Você passa meia hora entre sinais e buzinadas e o cara muitas vezes nem vê, ou, quando vê, resmunga cheio de razão. Te chama de mal educado e, em alguns casos, até reduz a velocidade só de pirraça. Errada é a bíblia. Você, coitado, quando cai em si, percebe que está berrando sozinho, com as veias do pescoço estufadas, punhos quase roxos de socar o volante, xingando meio mundo, com a cabeça doendo de raiva, tirando fino em tudo quanto é carro na angústia para sair do lugar, prestes a jogar a pressão e a glicose nas alturas, etc. e tal. E o desgraçado sempre passeando à sua e frente, de boa. Ah, sim! E se te der uma caganeira em meio à procissão dos quatro rodas, pare no posto ou no matagal mais próximo. Dessa forma você evita maiores constrangimentos e não é obrigado a desembolsar uma boa lavagem de bancos, que hoje custa seus quinze, vinte reais ou mais.
Acho que se os motorantas fossem extintos, nós estaríamos meio livres da agonia. Isso mesmo. M-E-I-O L-I-V-R-E-S. Para alcançar a plena liberdade no trânsito de Aracaju e a paz espiritual, teríamos ainda de matar os condutores 'meio lá, meio cá', os indecisos e inseguros que fazem das faixas de circulação uma espécie de guia. Não andam pela direita, nem pela esquerda: andam exatamente pelo meio, como se seguissem a linha pontilhada no chão para não se perder. Será este estágio inicial da vida de um motoranta? Não sei. A minha única certeza é a de que a incidência deste tipo ou estágio de aberração é bem menor. Em compensação, o transtorno para quem tem pressa é infinitamente maior, afinal, com um carro metade na esquerda, metade na direita, só mesmo esperando uma terceira faixa, se houver, para fazer a tão sonhada ultrapassagem.
Por fim, a última grande praga do trânsito aracajuano: o daltonismo coletivo. Se o Código de Trânsito ainda é válido para todo o país, se não sofreu alterações, pelo menos, desde quando me tornei motorista, há quase treze anos, o sinal amarelo funciona como um aviso de “ATENÇÃO” e não de “PARE”. Ora, então porque açguns dos nossos condutores freiam justamente no amarelo? Só podem enxergar vermelho! A essa altura do texto você pode até estar achando graça. Parece brincadeira, né? Mas a coisa é séria. Já perdi as contas do número de acidentes que vi nessas circunstâncias. O sujeito, bom motorista até, vem tranqüilo, feliz, cantarolando a música do rádio, quando de repente o sinal amarela e o cara à sua frente, praticamente em cima da faixa, resolve brecar de vez: CRASH! PRAAAAAA!
Bem que o Detran poderia deixar um pouco de lado aquelas propagandas sem graça e de interpretação pífia sobre datas de licenciamento e se ater a um trabalho mais educativo, específico para os motorantas, os meio lá, meio cá e os daltônicos. Uma campanha mais contundente e provocativa, do tipo:
SUGESTÃO 1:
“QUER UM MONTE DE CARROS ATRÁS DE VOCÊ? MORRA!
CERTAMENTE ELES ESTARÃO NO CORTEJO DO SEU FUNERAL”;
SUGESTÃO 2:
“ANDE NA DIREITA OU NA ESQUERDA. MAS NÃO ANDE NA FAIXA.
PELO MENOS ATÉ PINTARMOS A FAIXA DOS IMBECIS (Ops! INDECISOS)”
SUGESTÃO 3:
NÃO CONFUNDA “ATENÇÃO” COM “ATRAÇÃO”
HÁ OUTRAS FORMAS DE ALGUÉM ENTRAR NO SEU FUNDO. NÃO PRECISA BRECAR NO AMARELO.
Certamente isso evitaria muitos acidentes e, é claro, me deixaria muito mais alegre, desestressado, ainda mais orgulhoso de viver na capital do trânsito mais tranquilo do Brasil.
Comentários
Outro problema é que em muitas partes de Aracaju é insustentável andar na direita já que sempre existem carros estacionados transformando a rua/avenida em uma só faixa.
Quanto a ficar com raiva, eu fiz um experimento que está dando muito certo, tb ficar verde de raiva socando o ar, mas descobri que saindo 10 minutos mais cedo de manhã que o normal esse problema foi resolvido.
No resto eu concordo, principalmente quanto aos motoristas seguidores de linhas pontilhadas.
Ass: Don Diego.
Quanto a ficar com raiva, eu fiz um experimento que está dando muito certo, tb ficava verde de raiva socando o ar com minha impaciência, mas consegui resolver esse problema saindo 10 minutos mais cedo do que o normal(antes os 10 minutos do que o meu coração).
Muito boa a questão levantada.
Mas acho que muito da culpa da lentidão da esquerda são os retornos que ficam à esquerda. Nas grandes cidades, este tipo de retorno é em forma de U: dobra à direita,, depois à esquerda, depois à esquerda de novo, passando para o outro lado da pista em um sinal. Em Aracaju eles enchem de retorno à esquerda (Ex: Hermes Fontes), causando lentidão no trânsito e acidentes. Conclusão: temos uma SMTT despreparada, que desconhece as soluções de trânsito dos grandes centros urbanos. Aliás..Existe Engenheiro de Tráfico em Aracaju? Eu acho que não...Gande abraço! André Ramos
Guilão
Outra coisa,vá pra BR ou Linha Verde. Se vc vir um carro trafegando a passos de Tartaruga, pode se aproximar e constatar que a placa é de Sergipe. Prefiro mil vezes dirigir nas estradas do que dentro da cidade. Apodi (JOK 9170) tá na área e saia da frente PORRA!
E vcs de Salvador sabem com é a sexta-feira lá, apenas uns 30 acidentes pela noite; vc sai de casa já desviando das batidas. Lembrem-se que a culpa da batida nem sempre será sua e nem sempre o cara que fez a merda terá dinheiro para te pagar.
ASS Don Diego.
1 - "Quem quer chegar cedo deve sair cedo de casa..". Isso é muito bonito pra quem estuda pra concurso ou é servidor público. No meu caso, até um dia desses tinha 30 ou 40 minutos pra sair de um trabalho e chegar a outro. Muitas vezes não dá nem pra almoçar. Além disso, o horário da minha saída não dá a ninguém o direito de dirigir de forma errada e emperrar o trânsito. Mesmo que tenha todo o tempo do mundo, não mereço um barbeiro na fila da direita. Diga-se de passagem, eu não critiquei em nenhum momento a pouca velocidade. Quer andar devagar? Ande. Mas na pista apropriada paa isso!!!! Enfim, o foco do texto não é o tempo, mas sim o comportamento do motorista;
2 - Os radares estão nos semáforos para multar quem passa no vermelho, gente!!! Motorista tem que saber calcular tempo e espaço, e não frear quando o sinal fica amarelo e ele já está em cima da faixa! Aí é pedir pra se envolver em uma batida. Eu canso de passar no sinal amarelo e nunca recebi uma multa.
3 - Prefiro mil vezes o trânsito de Aracaju ao de Salvador. Lá os engarrafamentos são quilométricos e os motoristas, em sua maioria, irresponsáveis. Mas como moro aqui, vou cantar a minha aldeia. Os soteropolitanos que pensem nos problemas deles.
Abraços a todos!!!
Álvaro Müller
Outra coisa:em Aracaju e só aqui vejo isso de parar o carro em fila dupla, largar o carro e pisca alerta ligado!!! Fico retado com isso tb. Um abraço a todos do PRESIDENTE (O UNICO). Tem um outro aí que é de Ciudad del Este
Agora um comentário:"Esse povo de Alagoinhas fica falando mal de Aracaju,mas num larga o osso"!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ASS Don Diego.
"possuem"
Engarrafamento no Barradão é putaria, se não tiver ar, fudeu!
Transito é ruim em qq canto. Por aí são motoantas, em Salvador, engarrafamento pácaraio e nos interiores, as nisgraças de mototaxi, carroças, idosos e afins... é foda!
gilson sousa
Quando ta muito calor engarrafa, quando cai duas gotas do céu também engarrafa. Eu ando com um kit engarrafamento na bolsa: um bom livro e o meu celular para escutar a velha FM. Qualquer coisa que você vá fazer durante o dia tem de incluir o horário que você vai gastar no trânsito. E como se não bastassem os carros, confiram este link http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1047273-5605,00-TEMPORAL+FAZ+PLATAFORMAS+DO+METRO+FICAREM+LOTADAS+EM+SP.html
Queridos, seja Aracaju ou Salvador, aí ainda é um paraíso!